sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O empreendedor capitalista e o Imposto sobre heranças

 O empreendedor capitalista deve ser tratado como herói e ter todos os incentivos para crescer e prosperar, acumulando tantas riquezas quanto puder ao longo de sua vida.

O empreendedor bem sucedido é um tipo de pessoa que acumula em si um conjunto de qualidades raras e que trazem enorme benefício à sociedade. Dentre outas, se destacam a enorme energia, tenacidade, enorme capacidade de trabalho e de gerar riquezas. 

A sociedade se beneficia de seus esforços através dos empregos que ele gera, das inovações que patrocina e dos impostos que recolhe, de modo que é justo e socialmente aceitável que ele possa usufruir plenamente das riquezas que conseguir gerar.

O que se pode discutir com muita pertinência é quanto à justeza da transferência das riquezas acumuladas ao longo de uma vida a herdeiros passivos, isto é, que não contribuíram para a sua construção. Uma ideia que me parece socialmente justa é taxar a herança em níveis muito mais altos do que se faz hoje em dia no Brasil.

Eu apoiaria uma forma de taxação progressiva de modo que os herdeiros de grandes fortunas não fossem espoliados, mas também não acumulassem para si percentuais significativos da renda nacional apenas por serem filhos ou netos de gênios dos negócios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário