domingo, 11 de junho de 2017

Concursados x Eleitos

O que se discute a seguir parte do pressuposto de que a Democracia é o valor fundamental que queremos para o regime de governo do nosso país.
"Democracy is the worst form of government except from all those other forms that have been tried from time to time. (Winston Churchill)" - Democracia é a pior forma de governo, exceto por TODAS aquelas outras formas que têm sido tentadas de tempos em tempos.
Governo é um mal necessário. As comunidades humanas não se mostraram ainda capazes de se organizar e administrar os aspectos coletivos da convivência sem um direcionamento centralizado. Sendo o governo indispensável, a Democracia REPRESENTATIVA é a melhor forma que a  humanidade produziu até hoje de constituí-lo.
Tendo bem assentado o que se definiu acima, fica definitivamente esclarecido que somente os representantes ELEITOS têm LEGITIMIDADE para exercer o poder em nome dos representados.
Vivemos no Brasil desde a eleição da senhora Presidenta, momentos de grande turbulência política, gerada pelo caos econômico a que ela nos conduziu combinado com as revelações assustadoras das entranhas do nosso sistema político pela Lava-jato. Nesses momentos muitos se desesperam e se tornam presas fáceis para ideias e movimentos oportunistas que prometem "purificar" e "sanear" o país.
O que vemos muito claramente? Gente defendendo abertamente a adoção de medidas ilegais para "sanear" a política, para "limpar" o país da corrupção. Servidores concursados, que são empregados públicos, com funções definidas em lei, querendo tomar para si o poder político. Extrapolando suas funções para, com o apoio escancarado de parte importante da imprensa e da opinião pública, consranger e intimidar os políticos eleitos, legítimos detentores do poder popular, pelo menos enquanto não se revogue a Democracia.
É hora da sociedade reagir e mostrar claramente que queremos justiça, queremos reparação pelos danos causados ao erário público e corruptos devidamente processados e punidos, na medida da sua culpa. Mas, acima de tudo, queremos viver numa Democracia representativa de fato e de direito, onde o poder vem do povo através do voto. Por piores que sejam os representanetes eleitos pelo povo, de quatro em quatro anos eles nos prestam contas e são ou não reconduzidos, pela vontade do eleitor. Essa opção é bem melhor do que sermos dirigidos por funcionários com cargos vitalícios, que prestarão contas apenas as suas guildas sindicais, quando muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário